Páginas

Últimos Vídeos Canal C. Guerreiro

segunda-feira, 24 de março de 2014

Rápida Reflexão Filosófica sobre a Bíblia, o Cristianismo, e a Sociedade Atual.

Segue uma situação estranha agora, pois veremos aqui um professor de filosofia filosofando desta vez, não sobre Nietzsche ou os pormenores da filosofia moderna, mas sobre um livro chamado Bíblia. Ué, mas toda pessoa que se forma em filosofia hoje em dia não é ateu? Sim, de fato o ateísmo se difundiu muito na filosofia durante os últimos séculos como consequência do avanço da ciência, a qual se tornou o parâmetro único para se conhecer a verdade. Ok, até aí tudo bem. Ei eu de concordar que a ciência de fato se constitui como um método aproximadamente infalível para se alcançar o conhecimento empírico.
No entanto, é importante observarmos que o conhecimento humano contempla muito mais do que somente a parte empírica. Ele é composto também pelo conhecimento histórico, social, religioso etc. A bíblia, por exemplo, é um livro com mais de 3.500 anos de idade e possui em suas páginas conteúdos de suma importância para a antropologia, para a história, e para teologia. A bíblia não tem haver com os resultados da análise laboratorial de alguma bactéria ou DNA. Tem haver é com as origens da humanidade, com nossa história, com nosso presente e nosso futuro, com quem somos.

Fico frustrado ao ver que hoje em dia o mundo está povoado por pessoas que ligam a TV e ao ver um pastor maçom corrupto, como o Edir Macedo, dizem “O cristianismo não presta mesmo, a bíblia é um lixo”. Aí me pergunto: “quem é este infeliz ignorante que não sabe distinguir entre a ambição humana e as bizarrices do mundo moderno, da essência do cristianismo e a importância deste documento histórico chamado Bíblia?”. Não seja uma pessoa desse tipo. Não seja um ignorante que acha que a bíblia foi escrita por meia dúzia de bispos corruptos em um conselho chamado Niceia, para daí dominarem o mundo queimando pessoas em fogueiras inquisidoras. Se estudares, verás que a bíblia começou a ser escrita acerca de 1.500 anos antes de Cristo, ainda no couro de animais por hebreus fugidos do Egito. A, e sobre a Inquisição, ela aconteceu somente nos últimos séculos da era Cristã, e na Espanha. Foi um movimento pequeno, e que em seu período de ação não chegou a condenar mais que 300 réus. Mesmo assim todos enchem a boca quando é para falar mal da Idade Medieval. Idade está que durou mais de um milênio, e onde não foi escravizada uma sequer pessoa, onde foi abolido o infanticídio, e a mulher tornada igual, com direito a participar da política e até governar no lugar do Rei. O medievalismo foi responsável pela construção dos primeiros hospitais públicos e das primeiras Universidades, literalmente um milênio de puro desenvolvimento cultural e valoração do ser humano enquanto pessoa. Aliás, o termo “pessoa” ou “persona” foi em si desenvolvido pela sociedade cristã medieval. 

Para concluir então, passo abaixo o emocionante vídeo onde Cid Moreira, no programa Altas Horas, recita uma das mais belas passagens da bíblia. Ao assistir o vídeo, pense que é hora de deixarmos o nosso rancor, a nossa ignorância, o nosso ateísmo e pragmatismo chato, de lado. É hora de calcular menos e sentir mais. 
Um abraço a todos. Oberon.


Últimos Artigos Do Blog Cristão Guerreiro