Páginas

Últimos Vídeos Canal C. Guerreiro

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um dos mais completos posts sobre Baphomet que a internet já viu! Confira!


Quem é Baphomet?

Baphomet é um símbolo de caráter enigmático de um bode que fez várias ocorrências na história do ocultismo. Dos Cavaleiros Templários da Idade Média e os maçons do século XIX às correntes modernas do ocultismo, Baphomet nunca deixou de criar polêmica. Mas onde é que Baphomet leva sua origem e, mais importante, qual o verdadeiro significado desta figura simbólica? Este artigo analisa as origens do Baphomet, o significado esotérico e as referências feitas a ele na cultura popular.

Ao longo da história do ocultismo ocidental, o nome do misterioso Baphomet foi muitas vezes invocado. Mesmo que o nome comum tenha se tornado conhecido no século XIII, há referências a Baphomet em documentos que datam do século XI. Hoje, o símbolo está associado com
qualquer coisa relacionada com o ocultismo, magia ritual, bruxaria, satanismo e esoterismo. Baphomet aparece muitas vezes na cultura popular para identificar qualquer coisa oculta.

O mais famoso retrato de Baphomet é em Dogma e Ritual de Alta Magia , Eliphas Levi, um livro de 1897 que se tornou uma referência padrão para o ocultismo moderno. O que é esta criatura? Qual é o significado dos símbolos que o cercam? Por que é tão importante para o oculto? Para responder a algumas destas questões, devemos primeiro olhar para suas origens. Primeiro, examinar a história de Baphomet e vários exemplos de referências a Baphomet na cultura popular.


ORIGENS E NOME

Existem várias teorias sobre a origem do nome "Baphomet". Os palpites mais comuns é de que é uma corruptela do francês antigo que designa o Profeta do Islã (explicação Muhammad , latinizado como "Mohammed"). Durante as Cruzadas, os Cavaleiros Templários permaneceram por longos períodos no Oriente Médio, onde eles tinham conhecimento dos ensinamentos do misticismo árabe. Este contato com as civilizações orientais lhes permitiram regressar à Europa as bases para o que mais tarde se tornaria o ocultismo ocidental, incluindo o gnosticismo, a alquimia, cabala e hermetismo. A afinidade dos Templários com os muçulmanos levou a Igreja a acusá-los de adorar um ídolo chamado Baphomet, por isso há possíveis ligações entre Baphomet e Maomé. No entanto, existem outras teorias sobre a origem deste nome.

Eliphas Levi, o ocultista francês que fez a famosa descrição de Baphomet, avançou o argumento de que o nome deriva de um código cabalístico:

O nome do Baphomet dos Templários, que deve ser Cabalisticamente soletrado para trás, é composto de três abreviações: Tem. OHP. AB. : Templi omnium hominum pactos abbas, ". O pai do templo da paz entre os homens "[1]

Arkon Daraul, um autor e professor da tradição sufi e prática mágica, alegou que Baphomet veio da palavra árabe Abu fihama (t) , o que significa "Pai do Entendimento." [2]

Dr. Hugh Schonfield, cujo trabalho sobre os Manuscritos do Mar Morto são bem conhecidos, desenvolveu uma das teorias mais interessantes. Schonfield, que estudou um código secreto judeu chamado o código Atbash, que foi usado na tradução de alguns dos Manuscritos do Mar Morto, afirmou que quando aplicado à palavra "Baphomet", referiu-se a palavra grega "Sophia", que significa "sabedoria, conhecimento", que também significa "deusa".


Possíveis origens da Representação

A imagem moderna de Baphomet parece ter raízes em várias fontes antigas, principalmente em sociedades pagãs. Baphomet mostra uma semelhança com os deuses presentes em todo o mundo, incluindo o Egito, o norte da Europa e da Índia.
Cernunnos
Na verdade, muitas mitologias de civilizações antigas incluem uma espécie de divindade parecida. Segundo a teoria junguiana, Baphomet é a continuação de o arquétipo do Deus Chifrudo , como o conceito de uma divindade chifres coroados é universalmente presente na psique do indivíduo. O que é Cernunnos, Pan, Hathor, o Diabo (representado pelos cristãos) e Baphomet têm uma origem comum. Alguns de seus atributos são muito semelhantes.
Deus celta Cernunnos é tradicionalmente representado com chifres na cabeça, sentado na "posição de lótus", semelhante à descrição do Baphomet de Levi. Embora a história de Cernunnos está envolta em mistério, costuma-se dizer que ele é o deus da natureza e da fertilidade.



Na Grã-Bretanha, uma versão do Cernunnos foi chamado Herne. O deus chifrudo tinha as características satíricas de Baphomet, como essa ênfase no falo. Pan era um deus importante na Grécia. O deus da natureza era geralmente representado com chifres na cabeça e parte inferior do corpo de uma cabra. Como Cernunnos, Pan era uma divindade fálica. Seus atributos são a encarnação, instintos carnais e direitos reprodutivos.

Herne
Pan


"O Papa Silvestre II e do Diabo" (1460). No cristianismo, o diabo tem características semelhantes às dos deuses pagãos descritos acima, uma vez que são a principal inspiração para essas descrições. Tornou-se uma representação do que é considerado o mal pela Igreja.



O cartão "Diabo" no Tarot de Marselha (século XV). Esta descrição do diabo, com chifres, asas, seios e seu sinal da mão é, sem dúvida, uma grande influência na descrição do Baphomet de Levi.



Robin Good-Fellow [literalmente "bom companheiro] ou Puck, supostamente é a personificação dos espíritos da mitologia da terra. Com vários atributos de Baphomet e outras divindades, ele é mostrado aqui na capa de um livro de 1629, rodeado por bruxas.



"The Great Goat" ou "Sabbath das bruxas" de 1821, por Goya. A pintura retrata um conjunto de bruxas reunidas em torno de Satanás, retratado como um meio-homem, meio bode.



Uma figura como Baphomet na Catedral de Notre Dame, em Paris, que foi originalmente construído pelos Cavaleiros Templários.



O Baphomet de Eliphas Levi



Esta descrição de Baphomet por Elivas Lévi , retirado do seu livro "Dogma e Rituais de Alta Magia", tornou-se a representação visual "oficial" Baphomet.

Em 1861, o ocultista francês Eliphas Levi inclui em seu livro "Dogma e Rituais de Alta Magia" de um projeto que se tornaria a mais famosa representação do Baphomet: um bode humanoide alado com um par de seios e uma tocha em sua cabeça entre os chifres. A figura mostra muitas semelhanças com as divindades descritas acima. Ele também inclui vários outros símbolos esotéricos referentes a conceitos esotéricos incorporados pelo Baphomet. No prefácio de seu livro, Levi escreveu:

"A cabra no frontispício carrega o sinal do pentagrama na testa, com um ponto em sua parte superior, um símbolo da luz, as duas mãos que formam o sinal do hermetismo, aquele apontando para a lua branca de Chesed, o outra lua preta apontando Geburah. Este signo expressa a perfeita harmonia da misericórdia com a justiça. Seu primeiro braço é do sexo feminino, o outro macho como os do andrógino de Khunrath, os atributos que a que estávamos ligando-nos com os de nossa cabra, porque ele é um eo mesmo símbolo. A chama da inteligência que brilha entre seus chifres é a luz mágica da luz do equilíbrio universal, a imagem da alma elevada acima da matéria, como a chama, apesar de adido ao material , brilha acima dela. A cara feia da besta exprime o horror do pecador, cuja conduta equipamento, o único responsável parte tem que arcar com a punição exclusivamente, para a alma, por sua natureza é insensível e só pode sofrer quando se materializa. Cane que fica no lugar dos genitais representa a vida eterna, o corpo coberto de escamas a água, o semi-círculo acima da atmosfera, as penas voam, que é volátil. A humanidade é representada pelos dois seios e dois braços andróginos desta esfinge das ciências ocultas. "[3]

Na descrição de Levi Baphomet representa a culminação do processo alquímico - a união de direções opostas para criar as Forças de Luz Astral - a base da magia e, por fim, a Iluminação.

Um profundo olhar para a imagem revela que cada símbolo é, inevitavelmente, equilibrado com o seu oposto. Baphomet próprio é um personagem andrógino que carrega as características de ambos os sexos, os seios da mulher, pênis ereto representados pela cana. O conceito de androgenismo ocupa um lugar importante na filosofia oculta, pois é representante do mais alto nível de iniciação na busca de "tornar-se um com Deus."

O falo Baphomet é, na verdade, o caduceu de Hermes - uma varinha de duas serpentes entrelaçadas. Este antigo símbolo representou o Hermetismo durante séculos. O Caduceu esotericamente representa a ativação dos chakras da base da coluna vertebral para a glândula pineal.


"Ciência é real somente para aqueles que admitem e entender a filosofia e a religião, e seu processo só será bem sucedida para o Adepto que atingiu a soberania da vontade, e que se torna o Rei do mundo elementar: para o agente geral da operação do Sol, a força descrita no símbolo de Hermes, a tabela de esmeralda: é o poder mágico universal, o poder espiritual, brilhando força motriz e é a Od de acordo com os hebreus, ea luz astral, de acordo com outros.
É aí que reside o fogo secreto, vivo e filosófico, que todos falam os filósofos herméticos com uma reserva misteriosa: a Semente Universal, que eles mantido em segredo, e eles representavam apenas sob o disfarce do Caduceus de Hermes. "[4]

Baphomet é, portanto, um símbolo da Grande Obra alquímica, onde as forças separados e opostas são unidas em perfeito equilíbrio para gerar luz astral. O processo alquímico é mostrada na imagem de Levi pelos termos Solve e Coagula nos braços do Baphomet. Mesmo se dar resultados opostos separadamente, Solve (Latina solvere "dissolver, desintegrar," ou seja, converter um sólido ao estado liquido) e coágulo (isto é, converter um líquido ao estado sólido ) são dois passos necessários no processo alquímico - que visa transformar uma pedra em ouro, ou, esotericamente, transformar um leigo em um homem iluminado. Ambas as etapas são registrados apontando direções diferentes, o que reforça ainda mais a sua natureza diferente.

As mãos de Baphomet formam o "sinal de hermetismo" - que é uma representação do axioma hermético "O que está em cima é igual ao que está em baixo", um ditado que resume totalmente as lições e os objetivos do hermetismo, onde o microcosmo ( Direitos) é como o macrocosmo (o universo).Portanto, a compreensão de um equivalente para compreender o outro. A Lei de Correspondência foi a origem de Hermes Trismegisto, onde ele diz na Tábua Esmeralda:

"O que há aqui é o que está lá em cima, e o que está lá em cima é o que está aqui embaixo, para realizar os milagres do Uno. "[5]
Dominar esta força vital, Vida Astral é o que é chamado de "magia" pelos ocultistas modernos.


O cartão de tarô do Mago, que mostra o axioma hermético "Lá em cima como aqui embaixo."
"A prática da magia - branca ou preta - depende da capacidade do usuário para controlar a força da vida universal - que Eliphas Levi chama o grande agente mágico ou a luz astral. Ao manipular a essência dos fenômenos fluido de transcendentalismo produtos. O famoso bode hermafrodita de Mendes foi criado para simbolizar a criatura de luz composto astral. Ele é idêntico ao Baphomet, um membro do panteão místico daqueles discípulos de magia cerimonial, os Templários, que provavelmente obtido dos árabes. "[6]

Cada uma das mãos de Baphomet mostra luas opostas, que Levi chamados Chesed e Geburah - dois conceitos opostos da Cabala judaica. Na Árvore da Vida Cabalística, o Sephiroth, Chesed está associada com a "bondade dada aos outros", enquanto Geburah refere-se a "manter a vontade de alguém para dar carinho aos outros, quando o recipiente esta propriedade é considerada inútil e susceptível de ser mal utilizado. " Estes dois conceitos são opostos e, como tudo na vida, um equilíbrio deve ser encontrado entre os dois.

A característica mais notável de Baphomet é, naturalmente, a cabeça do bode. Isso é a monstruosa natureza animal e pecaminosa, as tendências e instintos egoístas do homem.Oposto à natureza espiritual do homem (simbolizada pela "luz divina" em sua cabeça), o lado animal é, no entanto, visto como uma parte essencial da natureza dual do homem, do animal e da necessidade espiritual unir em harmonia. Você também pode dizer que a aparência geral do Baphomet, grotesco, pode ser usado para repelir e enojar o leigo, que não é iniciado no significado esotérico do símbolo.


Em Sociedades Secretas

Embora o descrition de Levi em 1861 é a mais famosa, o nome deste ídolo tem circulado por mais de mil anos por meio de sociedades secretas e círculos ocultistas. A primeira menção conhecida de Baphomet como parte de um ritual oculto apareceu durante a época dos Cavaleiros Templários.

Os Cavaleiros Templários

Baphomet presidindo um ritual Templário por Leo Taxil.


É amplamente aceito entre os pesquisadores do oculto que a figura de Baphomet foi de grande importância nos rituais dos Cavaleiros Templários. A primeira ocorrência do nome "Baphomet" apareceu em uma carta escrita por 1098 Anselmo de Ribemont cruz:

"À medida que o dia clareou, eles chamaram para Baphometh oralmente enquanto orávamos silenciosamente Deus em nossos corações, então atacaram e foram todos removidos à força de fora das muralhas da cidade. "[7]
No julgamento dos Templários em 1307, em que os cavaleiros foram torturados e interrogados por ordem do rei Filipe IV, o nome "Baphomet" foi mencionado várias vezes. Enquanto alguns templários negaram a existência de Baphomet, outros têm descrito como uma cabeça decepada, um gato ou uma cabeça com três faces.
"Os templários adoravam Baphomet eles? Eles ofereceram uma saudação vergonhosa às nádegas do grande cabra de Mendes? O que foi realmente esta associação secreta e potente que em perigo a Igreja eo Estado, e assim foi destruído sem barulho? Julgue nada de ânimo leve, eles são culpados de um grande crime, eles expuseram para profanar olhos o santuário de iniciação antiga. Eles se reuniram novamente e compartilharam os frutos da árvore do conhecimento, e para que eles pudessem se tornar senhores do mundo. A sentença proferida contra eles é maior e muito mais antiga do que o tribunal do papa ou do rei. "No dia em que dela comeres, certamente morrerás", disse o próprio Deus, está escrito no Livro do Gênesis. 
(...)
Sim, esta é a nossa profunda convicção, os Grão-Mestres da Ordem dos Templários adoraram a Baphomet, e por que eles eram adorados por seus iniciados, sim, havia, no passado, e talvez até agora, assembléias que são presididas pela figura sentada num trono com uma tocha entre os chifres. Mas os adoradores não consideram, pois acreditamos que é uma representação do diabo em vez para eles é o deus Pã, o deus de nossas escolas modernas de filosofia, o deus da escola teúrgica Alexander e os nossos próprios neoplatônicos, o deus da Lamartine e Victor Cousin, o deus do Spinoza e Platão, o deus das forças gnósticos primitivos como Cristo clero dissidente.Esta última qualificação, escrito sobre o bode de Magia Negra, não surpreenderá os estudantes de antiguidades religiosas que estão familiarizados com as fases de simbolismo ea doutrina nas suas várias transformações, seja no Egito, na Índia e na Judéia "[8]


Maçonaria

Pouco depois do lançamento da figura de Levi, o jornalista e escritor francês Leo Taxil publicou uma série de livros e panfletos denunciando a Maçonaria, acusando-a de adorar o diabo.No centro de suas acusações estava Baphomet, que foi descrito como o objeto de veneração da Maçonaria.



"Os mistérios da maçonaria" acusou os maçons de satanismo e adoração ao diabo. O livro de Levi irritou católicos.


A capa do livro "os mistérios da Maçonaria" representando um ritual maçônico presidido por Baphomet, que é, literalmente, a adoração.


Imagem publicitária anti-maçônica Abel Clarin de la Rive, 1894.

Em 1897, depois de causar uma grande celeuma não seguir suas revelações sobre a Maçonaria francesa, Leo Taxil uma conferência de imprensa onde anunciou que muitas de suas revelações foram inventdas Portanto, essa série de eventos foi apelidado de "Leo Taxil farsa." No entanto, alguns argumentam que existe um risco de que as confissões foram forçadas, a fim de acabar com a polêmica envolvendo a Maçonaria.

Seja qual for a resposta, a ligação mais óbvia entre Baphomet e Maçonaria é através do simbolismo, onde o ídolo se torna uma alegoria para profundos conceitos esotéricos. O autor maçônico Albert Pike argumenta que na Maçonaria, Baphomet não é um objeto de adoração, mas um símbolo, cujo verdadeiro significado é revelado somente ao maior iniciado.

"É absurdo supor que homens de intelecto adoravam um ídolo monstruoso chamado Baphomet, eles reconheceram como um profeta inspirado. Seu simbolismo, inventado séculos antes, para esconder o que era perigoso confessar, foi, naturalmente, mal entendido aqueles que não foram iniciados, e os seus inimigos pareciam panteísta. O bezerro de ouro, que Aaron fez para os israelitas, foi apenas um dos bois sob a camada de bronze, e os querubins [anjos, ed] o propiciatório, incompreendido. Os símbolos dos sábios sempre se tornam os ídolos das massas ignorantes. O que os chefes da Ordem realmente acreditavam e ensinavam, é indicado para os seguidores através das pistas que incluem-altos graus da Maçonaria, e por meio de símbolos que só os Adeptos entendem. "[10]

Aleister Crowley

O britânico ocultista Aleister Crowley nasceu cerca de seis meses após a morte de Eliphas Levi, que o levou a acreditar que ele era a reencarnação. Crowley era conhecido dentro da OTO, a sociedade secreta que tem popularizado como "Baphomet", em parte por este motivo.


Aqui está a explicação de Crowley sobre a etimologia do nome "Baphomet", retirado do seu livro de 1929, As Confissões de Aleister Crowley .

"Eu levei o nome Baphomet como moeda OTO Durante seis anos eu tinha tentado descobrir a maneira correta de soletrar este nome. Eu sabia que ele deve ter oito letras, e também que as correspondências numéricas e literais devem ser de modo a expressar o significado do nome, a fim de confirmar o que bolsa tinha descoberto, e também para esclarecer essas questões que os arqueólogos tinham tão não conseguiu resolver ... Uma teoria do nome é que ele representa as palavras? ??; Batismo da sabedoria; outra, é a corrupção de um título que significa "Pai Mitra". Escusado será dizer que o sufixo R apoiou a última teoria. Eu adicionei a palavra tão pronunciada pelo profeta. Foi 729.Este número nunca tinha aparecido no meu trabalho cabalístico e, portanto, siginfiait nada para mim. No entanto, é justificado como o cubo de nove. A palavra??, ​​O título místico dado a Cristo por Pedro como como uma pedra angular da Igreja, tem o mesmo valor. Até agora, o Assistente tinha mostrado grandes qualidades! Ele limpou o problema etimológico e mostrou por que os Templários teve que dar o nome de Baphomet para seu chamado ídolo.Baphomet era o Pai Mithras, a pedra cúbica, que foi o canto do Templo. "[11]
Baphomet é uma figura importante de Thelema, o sistema místico que ele estabeleceu no início do século XX. Em uma de suas obras mais importantes, Magick, Líber ABA, Book 4 , Crowley descreve Baphomet como um andrógino divino:

"O Diabo não existe. É uma invenção dos Irmãos Negros para implicar uma desordem Unificador em suas divagações ignorantes. Um diabo que tivesse unidade seria um Deus ... "O Diabo" é, historicamente, o Deus de todas as pessoas odiá-lo pessoalmente ... Esta serpente, Satanás, não é o inimigo do homem, mas o que tem feito a nossa raça de deuses, conhecendo o bem do mal, e ele nos fez esta oferta: "Conhece a ti mesmo! "E nós ensinou Iniciação. É o "Diabo" do Livro de Thoth, e Seu emblema é Baphomet, o andrógino é o hieróglifo da perfeição arcana ... Ele é, portanto, a Vida e o Amor, mais a letra é ayin, o Olho pois é a Luz, e sua imagem Zodiacal é Capricórnio, que cabra saltando cujo atributo é a Liberdade. "[12]

A Ecclesia Catholica Gnostica, ramo esotérico da Ordo Templi Orientis (OTO), recita a Missa Gnóstica "E eu acredito na Serpente e Leão, Mistério do Mistério, em nome Baphomet. "[13] Baphomet é considerado como a união do Chaos e Babalone, a energia masculina e feminina, o falo e barriga.


A Igreja de Satanás

Embora não seja oficialmente uma sociedade secreta, a Igreja de Satanás de Anton Lavey permanece  uma ordem ocultista influente. Fundada em 1966, a organização adotou o "Sigil do Baphomet" como seu emblema oficial.



O sigilo de Baphomet, o símbolo oficial da Igreja de Satanás é a cabra de Mendes em um pentagrama invertido.

O sigilo de Baphomet foi, provavelmente, muito inspirado por esta ilustração de A Chave para Magia Negra , Stanislas de Guaita.




Ilustrações de Clef Black Magic (1897).

De acordo com Anton Lavey, os templários adoravam Baphomet como um símbolo de Satanás. Baphomet desempenha um papel importante nos rituais da Igreja de Satanás como o símbolo é colocado acima do altar de rituais.
"O símbolo do Baphomet foi usado pelos Cavaleiros Templários para representar Satanás. Através dos tempos o símbolo tem sido chamado por nomes diferentes. Entre elas estão: o Bode de Mendes, o Bode de Mil Jovens, o Bode Preto, O Bode de Judas, e talvez mais apropriado: o bode expiatório.
Baphomet representa os Poderes das Trevas aliados com o bode fertilidade gerador. Na sua "pura" formar o pentagrama é mostrado tentando incluir a figura de um homem nos cinco pontos de uma estrela - três pontos para cima, dois para baixo - que simboliza a natureza espiritual do homem . No satanismo o pentagrama também é usado, mas desde que o satanismo representa os instintos carnais do homem, o oposto da sua natureza espiritual, o pentagrama é invertido para se encaixar perfeitamente a cabeça do bode - seus chifres, representando a dualidade, íntegro em desafio, os outros pontos que estão sendo invertidos, ou a trindade negada. Sinais hebreus fora do círculo exterior do símbolo que tem suas raízes nos ensinamentos da Cabala soletrar "Leviathan", a serpente do abismo das águas, e identificado com Satã. Estes sinais correspondem aos cinco pontos da estrela invertida. "[14]

Na cultura popular

Principalmente através da influência de Aleister Crowley e Anton Lavey na cultura popular, as referências a Baphomet podem ser encontrados em toda parte nesta cultura. Em alguns casos, grupos de heavy metal, por exemplo, as referências são bastante claras e inequívocas - esses grupos estão longe de esconder a influência dessas escolas em seu imaginário oculto.Aqui estão alguns exemplos:

O grupo de death metal Behemoth - carteira Zos Kia Cultus .


O grupo de death metal The Black Dahlia Murder - capa do álbum Ritual .

Marilyn Manson - capa do álbum Antichrist Superstar



Cona do Rammstein se refere à androginia de Baphomet. O segundo cara da direita é também um sinal de "Up lá como aqui"

Nos "mainstream" de cultura (cultura) majors das referências pop são muito mais vagos e escondido. Destinado a um público mais jovem, existem referências, mas provavelmente não conscientemente reconhecido e compreendido pela maioria dos ouvintes. Exemplos:

Lady GaGa.


A cantora pop Kerli.

Captura de tela de um popular jogo online "Ragnarok".

Capa do álbum "Baphomet" por Kiishi.
Muitas das referências mais obscuras podem ser encontrados por aqueles que "têm olhos para ver" ...


Conclusão

Baphomet é um personagem composto simbólico da realização alquímica pela união de forças opostas. Os ocultistas acreditam que através do controle das forças vitais, somos capazes de feitos de "magia" e iluminação espiritual. A descrição de Baphomet por Eliphas Lévi incluiu vários símbolos alusivos ao despertar da kundalini - o que leva, finalmente, para o despertar da glândula pineal, também conhecido como o "terceiro olho".Assim, um ponto de vista esotérico, Baphomet representa este processo.

No entanto, ao longo do tempo, o símbolo passou a significar muito mais do que seu significado esotérico de origem. Através da controvérsia, Baphomet tornou-se, nos pontos de vista, uma representação de tudo que é bom no ocultismo ou tudo o que é mal no ocultismo.É, de fato, o "bode expiatório" Supremo, o rosto da feitiçaria, magia negra e satanismo. O fato de que o símbolo é bastante monstruoso e grotesco definitivamente ajudou a impulsionar o seu nível de infâmia, porque nunca deixou de chocar as religiões oficiais, enquanto atraindo aqueles que se rebelam contra eles.

Ganhou um reconhecimento cada vez maior na cultura popular, a imagem de Baphomet é agora utilizada como um símbolo de tudo que é relacionado ao ocultismo e ritualismo. Nos meios de comunicação de massa de propriedade de empresas que têm laços com sociedades secretas, o personagem de Baphomet aparece em lugares estranhos, muitas vezes, demasiado jovem para uma audiência para entender a referência oculta. É Baphomet é utilizado na cultura pop como um símbolo da elite esclarecida das massas ignorantes.

Depois de séculos de mitos, fraudes, propaganda e desinformação de ambos os lados da cortina, podemos realmente responder à questão colocada por este artigo: "Quem é Baphomet? "É um símbolo do diabo ou iluminação espiritual? Um símbolo do bem ou do mal? A resposta está no próprio símbolo: ambos. Na mitologia egípcia, Thoth Hermes era uma força mediadora entre o bem e o mal, assegurando nenhum tem vitória definitiva sobre o outro.


Fontes

1. Eliphas Levi, Dogmas e Rituais de Alta Magia 
2. Daraul Arkon, Uma História das Sociedades Secretas 
3. Dogma de Eliphas Levi e Ritual de Alta Magia 
4. Albert Pike, Morals and Dogma 
5. Tradução Inglês da Tábua de Esmeralda 
6. Manly P. Hall, Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades 
7. Malcolm Barber e Keith Bate, Cartas do Oriente: cruzados, os peregrinos e colonos nos séculos 12 e 13 
8. Op Cit. Levi 
9. As Confissões de Leo Taxil, abril 25, 1897 
10. Albert Pike, Morals and Dogma 
11. Aleister Crowley, As Confissões de Aleister Crowley 
12. Aleister Crowley, Magick, Líber ABA, Book 4 
13. Helena e Tau Apiron, "The Invisible Basílica: O Credo da Igreja Gnóstica Católica: An Examination" 
14. Anton Lavey, A Bíblia Satânica

Últimos Artigos Do Blog Cristão Guerreiro